Pão: Maligno ou Benigno ? E como substituí-lo no cotidiano!

Oii amores,tudo bem com vocês ?

Estava bem sumida do blog,pois esses meses foram super corridos,eu estava de mudança,e enfim…mas não parei de postar no instagram,se você ainda não conhece,segue lá : @caprichosdeprincesablog.

Mas esses dias,tava pensando sobre a questão super polêmica do pão.Muita gente fala que faz bem a saúde e muita gente nem quer chegar perto(o meu caso) porque a maioria das pessoas “fitness” e “Gym”  não consomem pão diariamente.Aí eu resolvi sair atrás de informações e esclarecer essa dúvida pra vocês.pão

 

O pão possui tanto benefícios quanto malefícios,vamos entender isso agora:

BENEFÍCIOS:

ele é rico em fibras e proteínas e tem um alto valor nutritivo, perfeito para quem precisa de disposição no dia a dia.

Um pão francês fornece em média 130 calorias e 29 gramas de carboidratos, elementos indispensáveis para o bom funcionamento do intestino e até como auxílio no estímulo do cérebro.Base da pirâmide alimentar, o pão é uma fonte generosa de hidratos de carbono (sobretudo de absorção lenta) e fibra, dois nutrientes essenciais.
Depois de ingeridos, os hidratos de carbono de absorção lenta fornecem energia ao organismo durante várias horas, ajudando a saciar a fome e os níveis de açúcar no sangue; a fibra, para além de contribuir também para a sensação de saciedade, facilita a digestão e previne a obstipação.

  • Integral
    O pão integral é uma boa opção para a maioria das pessoas que adora comer pão e não consegue largar, ele contém mais fibra, vitaminas e minerais. Como não é submetido a um refinamento, mantém mais nutrientes que o resto dos pães.
  • Branco
    O pão de forma, as carcaças, os enfarinhados, a baguette ou os pãezinhos de leite são elaborados com farinha refinada, fermento e água, sendo esta última responsável pelo seu miolo tão esponjoso. Estes pães contêm muitos hidratos de carbono de absorção rápida e nenhuma fibra. O pão de mistura e o integral têm sempre mais benefícios saudáveis.

MALEFÍCIOS:

1. O consumo de pão branco pode levar à diabetes

O pão branco é composto basicamente de farinha processada (carboidrato simples) que tem ação semelhante a do açúcar, podendo levar a uma resistência à insulina e, futuramente, diabetes..

2. Pão branco não promove saciedade e provoca inchaço

EU  sou a prova viva que pão provoca inchaço,e acho que com todo mundo acontece isso,pare e preste atenção em você logo após uns dias comendo pão. Esse tipo de pão branco é pobre em nutrientes e não contém fibras em sua composição. Ou seja, seu consumo não promove saciedade. O fermento biológico também é engordativo e provoca inchaço.

3. Pães são ricos em carboidratos e podem levar ao ganho de peso

qualquer tipo de pão apresenta ingredientes ricos em carboidratos, seja na versão integral, sem glúten ou com farinha branca. O consumo exagerado de carboidrato sem um aumento do gasto energético é transformado em gordura. Ou seja, a pessoa ganhará peso.

Assim, vale ressaltar que nem mesmo os pães integrais devem ser consumidos em excesso.

5. Muitos pães possuem açúcar

Pouca gente sabe, mas muitos pães possuem açúcar em sua composição, o que, claro, pode ser prejudicial à saúde.

Os nutricionistas recomendam que se opte sempre pelo pão integral, rico em fibras e, se possível, em grãos, que trarão saciedade e equilibrarão a compulsão, sem ganho de peso ou prejuízos ao corpo.

Eles ainda reforçam que pão integral apresenta melhor qualidade nutricional do que o pão branco, por possuir farinhas não refinadas. “Ou seja, esse tipo de pão apresenta mais fibras que auxiliam a promover maior saciedade e não levar ao pico de glicemia no indivíduo – que pode gerar consequências alarmantes em longo prazo, como resistência à insulina e excesso de peso”, explica.

Ainda de acordo com a nutricionista, um pão integral rico em fibras pode ser considerado um alimento saudável, sim, desde que consumido com moderação.

E agora ? como faço para não ter esses problemas ?

O ideal é que você aos poucos vá adaptando o seu organismo á passar de pão francês e branco para os integrais,pois ainda sim estará aproveitando todos os nutrientes e energia que vem do pão e de uma forma mais saudável.

Se de outra forma,você quiser tirá-lo de sua alimentação diária,eu recomendo antes ir a consulta com um nutricionista,pois só ele poderá te dizer o que é melhor para você.

Eu quase não como pão,só quando estou muito afim e nessas situações opto pelo integral mesmo.Mas mesmo assim eu ainda o consumo,moderadamente,o que seria o ideal. De manhã eu escolho torradas integrais com geléia(minha paixonite!) ou uma vitamina,ou frutas,cereais, e sempre vou trocando pra não enjoar.

È isso,se cuidem pessoal 🙂

 

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